terça-feira, 9 de maio de 2017

Utilizando o conversor de Nível Lógico





 
Com a popularização de plataformas de prototipação Arduino, vários dispositivos eletrônicos são lançados todos os dias com diferentes maneiras de se comunicar com o Arduino. O Arduino e outras placas de prototipagem microcontroladas são dispositivos que geralmente trabalham em um nível lógico de 5V, e a maioria dos sensores modernos, monitores, cartões flash e módulos trabalham com apenas 3.3V. Para facilitar esse processo de comunicação entre dispositivos de níveis lógicos diferentes, utilizamos o conversor de nível lógico, que consiste em uma pequena placa que possui um divisor de tensão para abaixar o nível lógico de 5v para 3.3V, e um circuito baseado em MOSFET para fazer a elevação do nível lógico de 3.3V para 5V.


Conversor de Nivel Lógico Bidirecional

O conversor de nível lógico bidirecional é um pequeno dispositivo que nivela sinais com diferentes níveis de tensão com segurança. Ele é capaz de compatibilizar os sinais simultaneamente. Este conversor de nível também funciona com dispositivos de 2.8V e 1.8V. Cada conversor de nível tem a capacidade de converter 4 pinos no lado de tensão mais elevada para 4 pinos no lado de tensão reduzida com duas entradas e duas saídas para cada lado. A pequena placa possui um uso bastante simplificado, bastando para isso ser alimentada a partir de duas fontes de tensão (alta e baixa tensão) conforme as tensões que o sistema está usando. Tensão elevada (5V por exemplo) para o pino "HV", tensão reduzida (3.3V por exemplo) para "LV", e terra do sistema para o pino "GND".

Entre os usos do Conversor de nível lógico estão a interconexão de pinos de comunicação I2C, SPI e leitura de sensores a partir dos pinos do microcontrolador.







Nenhum comentário:

Postar um comentário