sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Idéias de projeto #1



As idéias para os projetos que construimos nascem de problemas reais e de sua análise. Vamos pensar um pouco e abrir alguns questionamentos sobre problemas que poderiam ser resolvidos com uma plaquinha de baixo custo e um pouco de criatividade?


Liduina possui um buffet e atende festas de aniversários, casamentos e outras mais. Liduina se especializou em comida gourmet e atende um público de alto requinte. Por pessoa, uma festa em média chega a custar $80 dólares. O fato é que Liduina enfrenta um problema sério. Controlar a entrada de penetras em suas festas. Habitualmente as pessoas chegam com uma senha impressa, ou deveriam chegar. A festa é um ambiente familiar e, as pessoas chegam e dizem que esqueceram a senha, mesmo assim, o buffet não pode impedí-las de entrar. Mas o que acontece normalmente é que muitas pessoas cedem sua senha para outras pessoas, que não eram contadas na lista, gerando um ônus extra de mais de 50% no orçamento. Começa então a discussão, pois o contratante passa a desconfiar que Liduina quer ganhar dinheiro desonestamente. No entanto, seria de muita serventia um sistema que garantisse o controle do número das pessoas na festa e que fosse confiável tanto para o contratante quanto para o contratado. Liduína quer saber: dá pra fazer?



Arlindo é um cara daqueles que conta cada centavo todo mês. Mas nos últimos quatro meses Arlindo viu algo que está tirando o seu sono: sua conta de água! Um aumento sem precedentes de mais de 4%. Arlindo verificou seus encanamentos, e não encontrou nada que justificasse aquele aumento absurdo. Arlindo sabe que a tarifa não aumentou, então existe um problema a ser resolvido. Um amigo de Arlindo falou que viu na TV alguns inventores que criam sistemas de controle de uso de recursos como água e eletricidade, e que assim ele poderia, nao somente resolver o problema, mas economizar ainda mais. Ele se interessou por esses sistemas e quer comprar um. Mas Arlindo já falou, não paga mais do que $50 dólares por ele. Arlindo quer saber: dá pra fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário