domingo, 16 de agosto de 2015

Projeto: ClimaDuino - Sistema de monitoramento climático distribuído



Como percebemos muitas vezes, analisando a natureza dos projetos e suas aplicações, o uso dos novos dispositivos embarcados extrapola todo e qualquer limite de campo de aplicação. Um dos campos mais interessante que ele alcança, permitindo um desenvolvimento que é capaz de mudar muitos conceitos e paradigmas, é o campo da pesquisa científica. O Grupo Open Hardware Brasil apresenta em seu blog o projeto Monitora Cerrado. Este projeto é de criação de uma rede de sensores distribuída para captação de dados climáticos formada pela junção de hardware e software livre, a parte de das estações é feitas com o hardware livre Arduino. Os dados são gerados pelas estações e enviados a um servidor central. O projeto tem embasamento no conceito de sistemas distribuídos, aplicando padrões de Internet das Coisas – (IoT - Internet of The Things).


O dispositivo que vemos na foto é uma versão reduzida do ClimaDuino, que utiliza o Attiny85 (aquele mesmo que já falamos aqui), DHT22 (um sensor de baixo custo para temperatura e umidade do ar) e Bluetooth. O ClimaDuino é o hardware físico que faz as medições e coletas de dados como temperatura, umidade, pressão atmosférica dentre outras medições possíveis. Clique no link se deseja conhecer mais o projeto e também ver o tutorial completo de como montá-lo, configurá-lo e implementá-lo. 






Um comentário:

  1. Prezados,
    O projeto está em uma fase de reorganização, os artigos continuam postados em http://ferreira.guru/blog e estão sendo migrados para http://calango.club.
    Qualquer dúvida entrar em contato.

    ResponderExcluir