domingo, 2 de janeiro de 2022

Curso de Robótica Educacional para Professores - Alinhamento BNCC (Kit Incluso) Turma 4 - Data 15 e 22 de Janeiro de 2022

 





 




Nossa segunda turma do Curso de Robótica aplicada à Docência - Alinhamento BNCC. está marcada para os dias 15 de Janeiro e 22 de Janeiro de 2022. Com uma metodologia que aborda os princípios básicos de funcionamento dos dispositivos e sua aplicação ​​à prática em sala de aula, por meio de dispositivos de robótica, o curso apresenta uma série de atividades práticas e de conteúdos expositivos, proporcionando ao participante a experiência com o kit disponibilizado. O curso apresenta uma proposta de alinhamento das atividades de robótica com a BNCC, como forma de aplicação imediata das atividades em sala de aula, utilizando material compartilhado, com tutoriais sem custo adicional.






As duas primeiras edições foram um sucesso e tivemos a participação de professores das redes municipal, estadual, federal e privada. Foi um momento muito especial de descoberta das possibilidades que a robótica educacional traz. O curso é especialmente direcionado para os profissionais da educação e será uma oportunidade única de compartilhamento de novas idéias e de conhecer os novos horizontes que a Robótica educacional pode trazer para os itinerários educacionais, sempre à luz da BNCC, documento de referência para a educação no Brasil.


Link para Inscrição: https://forms.gle/F4oKSWJNTQBanypX9



O que o Curso de Robótica aplicada à Docência - Alinhamento BNCC oferece ao participante

  • Acompanhamento individual, que acelera o aprendizado e permite um melhor desempenho na implementação das tarefas e dos projetos pessoais.
  • Networking, por meio da integração de diversos participantes de diversas áreas do conhecimento e com a equipe do curso.
  • Metodologia própria que envolve (1) a prática aliada à aplicação da robótica nas atividades educacionais; (2) identificação dos dispositivos e correta compreensão do seu funcionamento e sua aplicação; (3) prática da criação e montagem dos protótipos, que permite a visualização de possíveis dificuldades de uso por parte do estudante;
  • Kit completo para todas as atividades desenvolvidas durante o curso.
  • Material compartilhado disponível para uso em sala de aula com exemplos prontos e abertos para modificação e adaptação


Link para Inscrição: https://forms.gle/F4oKSWJNTQBanypX9






Link para Inscrição: https://forms.gle/F4oKSWJNTQBanypX9


O valor do investimento para o curso é de 12x R$ 57,80 nos cartões de crédito (ou 650,00 à vista, transferência ou cartão de débito). Esse valor inclui o kit Bloco.ino Evolution V2 completo pronto para ser usado nas atividades do curso e também o acesso ao material do curso, composto pelas aulas dos sábados e várias atividades extras. As aulas ocorrerão na sede da NatalMakers, (bit.ly/natalmakers),  das 8h as 12h e das 13:30h às 17:30h, nos dois sábados (11/12/2021 e 18/12/2021).  Entre em contato conosco pelo email contato@natalmakers.com ou pelo Whatsapp (84) 98890.0262 para quaisquer dúvidas e informações ulteriores.


Link para Inscrição: https://forms.gle/F4oKSWJNTQBanypX9


NOSSA PROGRAMAÇÃO



1º Dia Manhã

- Introdução a robótica Utilizando o Arduino e o Bloco.ino
- Vamos conhecer o Arduino, suas possibilidades de uso e sua integração com os Blocos do kit Bloco.ino.
- Utilizando e controlando dispositivos emissores de luz (Led)
- Vamos entender o funcionamento dos Leds e como manipulá-los para criar diferentes projetos. Faremos nosso primeiro projeto prático.

COFFEE-BREAK e CONVIVÊNCIA

- Como fazer medições utilizando o arduino.
- Vamos entender como o dispositivo Arduino captura os diversos tipos de sinais e os transforma em números para que possamos mapear em mostradores ou manipular em operações matemáticas.
- Faremos o nosso segundo projeto prático
- Vamos entender como funcionam os diferentes tipos de leituras feitas pelos sensores, tais como (temperatura, luminosidade, infravermelho, som, etc.
- Projeto mostrador analógico




1º Dia Tarde

- Utilizando motores em seus projetos de Robótica aplicada
- Compreendendo o funcionamento dos diferentes tipos de motores
- Parametrizando o motor de ângulo (servo motor)
- Vamos montar uma prática de casa automatizada, controlada com os sensores discutidos anteriormente.

COFFEE-BREAK e CONVIVÊNCIA

- Aplicando a Geometria para os anos iniciais: Projeto Tetris Faça-você-Mesmo e projeto cronômetro.
- Efetuando medições de distâncias com o sensor radar ultrassônico.
- Projeto de Radar de trânsito

2º Dia Manhã

- Trabalhando com Robôs. Os princípios básicos de funcionamento, sensores e estruturas.
- Como controlar motores simples, sua velocidade e sentido.

COFFEE-BREAK e CONVIVÊNCIA

- Construindo o B.Random: O robô mais fácil e rápido de montar.
- Criando um personagem: Parametrizando os movimentos, ações e reações do seu robô B.Random.


2º Dia  Tarde
- Apresentação de Proposta de Plano de aulas utilizando a robótica educacional
- Atividades e aplicações de Robótica Educacional com o B.Random.

COFFEE-BREAK e CONVIVÊNCIA
 
- Criando e parametrizando um robô autônomo: vamos dar vida ao B.Random em diversas atividades com o robô
- Atividade final - Avaliação
- Encerramento

 

Todas as aulas e atividades possuem a supervisão de instrutores e monitores para que o aprendizado e o desenvolvimento das atividades seja otimizado e o professor seja capaz de compreender e descobrir as diversas possibilidades de uso da robótica na educação. Será fornecido material on-line do conteúdo ministrado, acrescido de atividades em slides extras mapeadas às competências nominadas na BNCC.




Link para Inscrição: https://forms.gle/F4oKSWJNTQBanypX9

Nenhum comentário:

Postar um comentário