sábado, 15 de agosto de 2015

Arduino - A origem!

(O primeiro Arduino)

O dispositivo mais notório dentro dessa revolução que presenciamos, e que hoje se intitula movimento maker é, sem sombra de dúvidas, o Arduino. O Arduino teve seu início no Interaction Design Institute na cidade de Ivrea, na Itália, em 2005. O professor Massimo Banzi procurava um meio barato de tornar mais fácil para os estudantes de design trabalharem com tecnologia. Ele discutiu seu problema com David Cuartielles, um pesquisador visitante da Universidade de Malmö, na Suécia, que estava procurando uma solução semelhante, e o Arduino nasceu. Os produtos existentes no Mercado eram caros e relativamente difíceis de usar. Banzi e Cuartielles decidiram desenvolver um microcontrolador que poderia ser utilizado pelos seus estudantes de arte e design em seus projetos. 

(Massimo Banzi e David Cuartielles) 

As principais exigências eram que fosse barato – o preço almejado não poderia ser mais do que o que um estudante gastaria se saísse para comer uma pizza – e que fosse uma plataforma que qualquer pessoa pudesse utilizar. David Cuartielles desenhou a placa, e um aluno de Massimo, David Mellis, programou o software para executar a placa. Massimo contratou um engenheiro local, Gianluca Martino, que também trabalhou no Design Institute ajudando alunos com seus projetos. Gianluca concordou em produzir uma tiragem inicial de duzentas placas. 
 
A nova placa foi chamada Arduino em referência a um bar local frequentado por membros do corpo docente e alunos do instituto. As placas eram vendidas em forma de kit para que os alunos fizessem seus próprios projetos. A tiragem inicial foi rapidamente vendida, e mais unidades foram produzidas para manter a demanda. Designers e artistas de outras áreas ouviram falar do Arduino e quiserem usá-lo em seus projetos. Sua popularidade cresceu rapidamente quando o grande público percebeu que o Arduino era um sistema de fácil utilização, de baixo custo e que poderia ser usado em seus próprios projetos, bem como era uma excelente introdução para programação de microcontroladores. O projeto original foi melhorado e novas versões foram introduzidas. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário